sexta-feira, 27 de abril de 2007

Joshua Bell em Santa Helena !

Alguma falta de tempo impediu-me de escrever qualquer coisa sobre este vídeo que gravou o resultado de uma experiência fascinante. Um dos maiores violinistas do mundo aceitou o desafio de tocar incognito, algumas das mais belas peças num violino de excepção. Para tal foi escolhida a cidade de Washington, mais concretamente uma das suas estações de metropolitano. Precisamente às 7:51, Joshua Bell iniciou o seu concerto, enquanto centenas de burocratas se dirigiam apressadamente para os seus postos de trabalho. A estação de metro fica nas imediações de vários edifícios governamentais e o desafio seria claro: poderia um dos maiores músicos do mundo ser notado na hora de ponta de uma grande cidade ? O resultado da experiência foi decepcionante e pode ter as mais variadas interpretações.

E se a experiência tivesse lugar, no alto de Santa Helena, freguesia da Lage às 8:23 de uma segunda-feira ? Mesmo que o camião do lixo fosse pontual, seria eu o primeiro a passar por esse virtuoso e perante a aparição, continuaria o meu caminho sem hesitações. Estupidamente, não acompanharia a paragem dos senhores do lixo dois minutos mais tarde e a chegada de mais alguns curiosos que, sagazmente, seriam capazes de perceber que os 45 minutos daquele concerto seriam qualquer coisa que jamais se repetiria. Talvez o chapéu do violinista, continuasse vazio a seu lado, porém tenho a certeza que mais pessoas entenderiam a singularidade do momento !

E julgo eu ser um homem de cultura !

Etiquetas: