sexta-feira, 27 de abril de 2007

Joshua Bell em Santa Helena !

Alguma falta de tempo impediu-me de escrever qualquer coisa sobre este vídeo que gravou o resultado de uma experiência fascinante. Um dos maiores violinistas do mundo aceitou o desafio de tocar incognito, algumas das mais belas peças num violino de excepção. Para tal foi escolhida a cidade de Washington, mais concretamente uma das suas estações de metropolitano. Precisamente às 7:51, Joshua Bell iniciou o seu concerto, enquanto centenas de burocratas se dirigiam apressadamente para os seus postos de trabalho. A estação de metro fica nas imediações de vários edifícios governamentais e o desafio seria claro: poderia um dos maiores músicos do mundo ser notado na hora de ponta de uma grande cidade ? O resultado da experiência foi decepcionante e pode ter as mais variadas interpretações.

E se a experiência tivesse lugar, no alto de Santa Helena, freguesia da Lage às 8:23 de uma segunda-feira ? Mesmo que o camião do lixo fosse pontual, seria eu o primeiro a passar por esse virtuoso e perante a aparição, continuaria o meu caminho sem hesitações. Estupidamente, não acompanharia a paragem dos senhores do lixo dois minutos mais tarde e a chegada de mais alguns curiosos que, sagazmente, seriam capazes de perceber que os 45 minutos daquele concerto seriam qualquer coisa que jamais se repetiria. Talvez o chapéu do violinista, continuasse vazio a seu lado, porém tenho a certeza que mais pessoas entenderiam a singularidade do momento !

E julgo eu ser um homem de cultura !

Etiquetas:

quinta-feira, 26 de abril de 2007

33 anos !


soldiers...
Originally uploaded by Quelle night....
Salgueiro Maia traz a esperança e oferece-a a toda uma nação! Hoje mais uma vez desencantados, esperamos melhores dias ...

Etiquetas:

domingo, 22 de abril de 2007

Jasmim !



Originally uploaded by josesmelo.
Hoje à noite estão vinte e dois graus de temperatura. São dez e meia e o cheiro forte de jasmim mistura-se com o de flor de laranjeira. Os grilos cantam, desalmadamente, adivinhando a chegada do Verão, fecho os olhos e respiro fundo, deixo-me iludir por uns momentos também.

Etiquetas:

sábado, 7 de abril de 2007

Sonhar ...

Já não me acontece nos dias que correm, mas confesso que tinha um sonho quase recorrente, no qual, quando acordava ficava alguns segundos com a estranha sensação de ainda não ter feito a secção de Ciências do 5º ano do liceu.
Mais tarde, foi a vez da disciplina de Filosofia, esse monstro em vias de extinção e que me provocou os maiores arrepios. Ainda mais tarde e de uma forma mais prolongada, foi a vez de uma coisa chamada Correntes Pedagógicas Contemporâneas, mais vulgar e acertadamente chamada de correntes uma vez que foi um caso sério para me libertar delas e desse sonho.
Em momentos de maior tensão, vivendo dificuldades, lá aparecia o maldito sonho para me fazer acordar de um salto, confuso e confundido, atrapalhado por já estar a dar aulas há alguns anos, sem fazer as tais correntes malditas e sem que, por um qualquer passe de mágica, a secretaria da universidade e da escola onde trabalhava não tivessem ainda dado por ela ! Com suores frios lá percebia que aquilo não era mesmo verdade e eu podia levantar-me daí a umas horas e ir descansado continuar a dar aulas, pois até já tinha feito um estágio e tudo ...
Mas e este senhor, ainda sonha ?

Etiquetas:

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Fim de dia !


Foto sem vento e frio, sem cheiro de mar e areia e sem som de ondas e de gaivotas.

Etiquetas: