quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Bicicletas II !

Como já disse atrás, tantas idas a Pardilhó fizeram músculo! Tinha chegado a altura de tentar voos mais altos. Não me lembro de o termos tentado muitas vezes, de forma a gradualmente adquirirmos a estaleca para tais cometimentos. Lembro-me então de apenas uma viagem até Espinho e mais tarde outra até ao Porto! Partindo de Estarreja em bicicletas pesadas e sem aerodinâmica, com quinze anos, estrada de paralelos fora, alcançámos os destinos a que nos propusemos. Lembro-me ainda de não termos ido a Pardilhó nos dias seguintes!

Etiquetas:

Bicicletas !

Começámos, lentamente, a substituir os jogos de futebol diários pelos passeios de bicicleta. Afinal de contas, o ciclismo era na altura, o desporto mais popular em Portugal e fazendo jus a isso, começámos a pedalar todos os dias e cada vez maiores distâncias. Só que éramos um bocado previsíveis nos destinos que escolhíamos, uma vez que íamos sempre parar a Pardilhó! A verdadeira razão foi estritamente hormonal e incluía naturalmente a passagem pela casa de uma certa rapariga que para nosso contentamento ou aparecia à janela ou passava pelo jardim fingindo regá-lo apesar de ter chovido toda a noite anterior. Como ficar por ali à espera não fazia o nosso feitio, regressávamos a Estarreja várias vezes no mesmo dia e também como éramos quatro, o grito Vamos a Pardilhó fazia-se ouvir com frequência. Parece que não mas Pardilhó fica a sete quilómetros e fazer isto várias vezes por dia dá músculo. Para além disso, tínhamos as nossas competições em contra-relógio, onde partíamos com diferenças de cinco minutos entre nós e para variar nos dirigíamos ao centro de Pardilhó, onde dávamos a volta regressando rapidamente a Estarreja. Nunca ultrapassei o meu adversário da frente, nem me lembro de ter sido ultrapassado por alguém, mas aqui e agora juro que dei sempre a volta ao largo em Pardilhó conforme o estabelecido. O vencedor era sempre o mesmo e não é justo questionar agora as suas vitórias. Estas competições exigiam muito da nossa honestidade pois o controle era feito por nós próprios e os nossos relógios não eram cronómetros. Falo pelo meu CAUNY, prenda por ter passado o exame da 4ª classe e mais os dois exames de admissão: ao liceu e à escola industrial. Anos mais tarde, numa outra fase da minha vida, mais junto ao rio e às bateiras, deixei-o cair num poço onde ele apodreceu para sempre.

Etiquetas:

Gaia, meu amor!

Aqui, onde competência autarca parece rimar com relações de parentesco, foi fechado um negócio para renovação da frota automóvel. Segundo a VISÃO o seu valor é superior a 1,2 milhões de euros e envolve 95 veículos da Toyota. Há depois mais uns trocados e os carritos vão ficar no sistema de aluguer e é preciso pagar aquilo que geralmente aparece em letras muito pequeninas. A Câmara de Gaia é uma das mais endividadas do país. Aqui está uma notícia que dá força para trabalhar! Pagamos tudo mais caro mas ninguém pode dizer que não sabe para onde vai o nosso dinheirinho!

Etiquetas:

Gosto de ti, Manel!

Primeiro porque és franco e aberto revelando o que já era evidente mas ninguém queria admitir: a crise tinha acabado. Depois demonstraste que também és humano e bem português quando te apanharam a 180 km/h numa estrada qualquer. Aqui a nossa solidariedade só não pode ser total porque as nossas carripanas, há muito que já deviam ter sido trocadas e dificilmente alcançam tal velocidade. Por último, o teu projecto de atracção de capitais chineses para investimento em Portugal surpreendeu tudo e todos. Ao revelares lá tão longe, que somos uns pé-descalços e que ganhamos mal como o caraças, aguçaste o apetite a muito empresário chinês! Fico ansioso porque a minha freguesia precisa de uma loja do chinês e porque não sonhar mais alto, um restaurante daqueles de comida muito salgada. Além disso, anda muita canalha na escola que não merece e uma fábrica de confecções resolvia o assunto num instante. Se aparecer investidor o sítio não é problema pois há muita garagem que só serve para guardar lenha. É por governantes como tu que só me dá vontade de trabalhar!

Etiquetas: